SOBRE A ESCOLA



A Escola de Educação Básica Maria Duarte Vasconcelos está localizada à Rua São João Batista, s/n.º , em Morro Grande, Distrito de Sangão – SC. 
Mantida pelo Estado de Santa Catarina e administrada pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, está jurisdicionada a 20ª Gerência Regional de Educação à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Tubarão/SC.
A escola iniciou seu funcionamento em 1944, como Escola Isolada Mista Estadual de Morro Grande, distrito de Sangão, município de Jaguaruna, com a nomeação da primeira professora Donodócia Juvelina Prates. A escola possuía apenas uma sala de aula e localizava-se nas proximidades da casa do Sr. Vargas Silvano. Tinha uma figueira bem grande e um córrego. Quando a turma foi ampliada, sua filha Jandira também tornou-se professora da escola. E como as professoras Donodócia Juvelina Prates e sua filha Jandira foram transferidas para Sangão, vieram, em seus lugares, a professora Consuelo Rocha de Souza e, sua irmã, a professora Agostinha Maria de Souza.
Em 1951, surge mais uma turma de alunos na escola. Esta sob a incumbência da professora Soeli da Silva Scremin. Como a escola possuía apenas uma sala, sendo uma turma de manhã (professora Consuelo) e outra à tarde (professora Agostinha), a outra turma da manhã funcionava na casa da mãe da professora Soeli.  A Escola Desdobrada passa então a se chamar Escola Reunida Maria Duarte Vasconcelos, em homenagem à segunda professora da Escola Pública Mista Estadual de Nova Belluno (atual, Siderópolis), que morrera de tuberculose em 1940.
Nessa época, a escola tivera como primeiro inspetor o professor Hélio Peixoto, de Urussanga, que vinha até Morro Grande de trem. Depois dele, o professor Carlos Blumemberg ocupou o cargo.
Em seguida, vieram as professoras Otília Tavares Monteiro, de Pindotiba, Rita Borges Pereira, de Florianópolis, e Lídia Porto Serafim, de Olho D`Água.
A professora Lídia Porto Serafim foi a primeira diretora da escola, em 1954.
Em 1957, a nova construção da escola na atual localização ficou pronta e contava com apenas duas salas de aula, uma dispensa, um quarto, uma cozinha, um pátio, uma sala da direção com o livro do ponto. O pátio ligava a escola até a casa da diretora. E como havia muitos alunos e a escola possuía apenas duas salas de aula, as professoras Soeli e Agostinha lecionavam, no período matutino, na casa do Sr. Antônio Reynaldo Filho.
Foram as primeiras serventes da escola a Senhora Alice Pereira Batista e a Senhora Helena Stupp Dias.
O terreno onde se encontra edificado o prédio escolar foi doado pela senhora Maria José Bittencourt Silva, sucessora de Joaquim Antônio da Silva, cujo registro encontra-se lavrado sob o número 71.760, no Cartório Dr. Victor O. Konder Reis, Comarca de Tubarão, na data de 23 de dezembro de 1974.
Têm-se como datas relevantes a Criação do Ginásio normal da Escola, em 16/01/1968, através do Decreto do SEE N° 6.412, sendo transformada em Escola Básica pelo Decreto N° NSE 10.442 em 17/02/1971 e, finalmente, em 05/04/2000, através da Portaria n° SED 017/00, de 20/03/2000, passou a ser denominada Escola de Ensino Fundamental. E, em 05/10/2004, teve-se a autorização do Ensino Médio, tornando-se Escola de Educação Básica.
Atualmente, a escola atende alunos de Ensino Fundamental, nos períodos matutino e vespertino, e de Ensino Médio, nos períodos matutino e noturno, num total aproximado de 800 (oitocentos) alunos, distribuídos em 31 turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário