Nesta manhã, os membros do NEPRE e do Grêmio Estudantil se reuniram, nas dependências da escola, para tratarem sobre a Semana da Paz, instituída de 5 a 12 de outubro. A diretora iniciou dando as boas vindas a todos e, em seguida, executou-se a mensagem A Paz, do Roupa Nova.
A Paz - Roupa Nova
Em seguida, os alunos alternadamente leram a CI expedida pela SED, orientando alguns trabalhos que podem ser desenvolvidos pela Unidade Escolar.
Depois de trocas de ideias entre os membros, optou-se por fazer uma caminhada pela PAZ, no dia 28 de outubro de 2015 (quarta-feira), às 9 horas da manhã, com alunos, pais, professores e comunidade de camiseta branca, bandeiras, faixas e outros adornos, cantando o refrão da música A PAZ, do Roupa Nova. Na praça, haverá a apresentação de dança do Mais Educação e do Grupo de Dança e um breve discurso do Padre Adelino de Sousa Matildes e do Pastor Alex Nunes, que são membros do NEPRE. Ainda, para marcar a importância da Cultura da PAZ, no dia 20 de outubro serão feitas, no pátio da escola, brincadeiras que educam para a PAZ.
Bandeira da Paz
Este símbolo é um dos mais antigos do mundo. Suas três esferas foram definidas por Nícholas Roerich, como a síntese de todas as artes, todas as ciências e todas as religiões dentro do círculo da cultura. Ele definiu cultura como o cultivo do potencial criativo no homem. Acreditou que alcançar a paz através da cultura é um propósito para ser realizado através do esforço positivo da vontade humana.Onde quer que a Bandeira da Paz seja hasteada, se reconhece o grande alcance do passado, do presente e do futuro. Estimula o indivíduo a esforçar-se para realizar o seu alto potencial, embelezando todos os aspectos da vida; estimula cada pessoa a tomar responsabilidade pela evolução do Planeta; significa ser um construtor da paz e simboliza a transformação do indivíduo e da sociedade.
Nicholas Roerich, russo de São Petesburgo, foi um artista mundialmente reconhecido, arqueólogo, professor de geologia e escritor. Criou um tratado internacional, o Pacto de Roerich e a Bandeira da Paz. Propunha que a Bandeira da Paz flamejasse em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e científicas para indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra e de paz. Reconhecia que os tesouros culturais são de valor duradouro para todas as pessoas como patrimônio comum da humanidade.
O Pacto foi apresentado por Roerich em Nova York e em 1929 ele foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz.
"Onde há paz, há cultura; onde há cultura, há paz.”
Nicholas Roerich (1874-1947)