quarta-feira, 9 de março de 2016

MARÇO, MÊS DAS MULHERES

Todos os anos, no dia 8 de março, se repete a mesma história: mulheres recebendo flores, bombons, festa na empresa, homenagens etc. Mas você sabe por que se comemora neste dia? Sabe como surgiu a ideia de se ter um dia da mulher?
Comumente se diz que o dia da mulher surgiu depois de um incêndio criminoso em uma fábrica têxtil, em 25 de março de 1911, em Nova York. As trabalhadoras estavam reivindicando melhores condições de trabalho, pois suas jornadas diárias chegavam a 16 horas por dia, e foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada.
Esta violenta reação à luta daquelas mulheres com certeza marcou a trajetória das lutas feministas durante todo o século.
Desde o final do século 19 já aconteciam manifestações de mulheres. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, a ativista pelos direitos femininos, Clara Zetkin, propôs que o 8 de março fosse declarado como o Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário