domingo, 20 de setembro de 2015

21 DE SETEMBRO: DIA DA ÁRVORE

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. 
A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera no Hemisfério Sul.
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais e algumas espécies podem produzir alimento, tais como: mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.
Além disso, as árvores também possuem outras aplicações econômicas, uma vez que a madeira serve como matéria-prima para a criação de móveis, casas, papel e até mesmo remédios.
Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras.
Painel realizado pelos alunos dos primeiros anos da Professora Paula.



Um comentário:

  1. Temos que celebrar o dia da árvore sempre, todos os dias. Belo trabalho.

    ResponderExcluir