sábado, 26 de setembro de 2015

Educação financeira

Durante o recreio desta sexta-feira (25/09/2015), os alunos do 5º ano 03 da Profa Eliana, divertiram-se muito ao aprender Matemática com os jogos, que agregam valores e devem, inclusive, ser utilizados em sala de aula, com o objetivo de incentivar a educação financeira.
É muito importante aprenderem, enquanto crianças, a poupar recursos e utilizá-los de forma racional, a fim de desenvolver uma nova cultura nas gerações vindouras que combata o consumismo desenfreado provocado pelo capitalismo.





Opções de games de educação financeira não faltam. Confira:
Goumi: Jogo on-line, voltado para educação financeira com o intuito de ensinar o funcionamento do mercado de uma forma simples, lúdica e divertida.


The Sims: O participante fica responsável por um personagem criado por ele e que precisa trabalhar para sustentar a casa comprando comida, pagando contas de luz e água, como em qualquer lugar. Dessa forma, o participante toma decisões para que a existência virtual seja sustentável.


Leilão de Arte: O jogo ajuda na abordagem de importantes conceitos financeiros como a negociação. Indicado para crianças a partir de oito anos.


Banco Imobiliário: O jogo mais clássico da área de educação financeira. Também conhecido por Monopólio, ganhou diversas versões recentemente quando voltou à moda com força total. Excelente instrumento para introduzir e discutir conceitos de educação financeira. Recomendado para crianças acima de sete anos.

Administrando seu dinheiro: Um jogo simples com as tradicionais corridas baseadas na sorte. Tem por aspecto positivo o fato de as crianças manusearem dinheiro de brinquedo, utilizado para compras, prendas, bônus e penalidades, associado ao fato de apresentar conceitos de empréstimos e pagamento de juros. Os ganhos e perdas financeiras estão associados a diferentes situações do cotidiano. Para crianças a partir de sete anos, de três a cinco jogadores.


Corrida a Caixa-Forte  - Jogo infantil tradicional de corrida, baseado na sorte dos dados. Como fundamento de educação financeira aproveita-se basicamente a questão do manuseio de moedas, que formam o tesouro do Tio Patinhas. Ajuda as crianças a aprenderem a contar, dividir e fazer troco. Os prêmios e punições são feitos em dinheiro, aguçando a criançada a prezar pelo seu dinheiro. Um aspecto relevante é que o vencedor do jogo não é o que chega primeiro, como na maioria dos jogos, mas aquele que chega com mais dinheiro à caixa-forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário